domingo, 1 de junho de 2014

Sucesso não só no Japão,a culinária japonesa caiu no paladar dos brasileiros

Restaurantes especializados em culinária japonesa são encontrados em todas as grandes cidades brasileiras

                                                                                        Foto: Linalva Moraes
DANIELE OLIVEIRA



A Culinária tradicional japonesa é basicamente caracterizada pelo arroz branco (gohan), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição – peixe, carne, legumes ou conservas – é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu.

A cozinha japonesa já foi muito influenciada pela China, no século XIII e IX, foram introduzidos os hashis (palitos de madeira) e o shoyu (molho de soja). O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa. As refeições japonesas são sempre muito bem arrumadas e coloridas, pois os japoneses mais do que ninguém, sabem que também se come com os olhos. Uma refeição tradicional conta sempre com muitos pratos servidos em porções pequenas, cada um em uma tigela individual. A refeição mais comum é a que tem uma sopa, arroz branco e três acompanhamentos, que podem ser carne, vegetais, cozidos ou bolinhos.

A bebida predileta dos japoneses é o chá verde. Ele é servido durante as refeições. Outras bebidas populares no Japão são o chá preto, o saquê (vinho de arroz), o shochu (aguardente de arroz) e umeshu (licor de ameixa).

Os pratos mais famosos são:

Missoshiro: caldo feito à base de massa de soja (missô), caldo de peixe, cebolinha e tofu.
Yakissoba: macarrão frito à moda oriental com carne, peixe, frango e legumes.
Tempura: fritura feita com legumes fatiados e camarão empanados.
Gyoza: pasteizinhos de massa fina com recheio de carne, porco ou vegetais. Podem ser feitos no vapor ou fritos e costumam vir com um molho picante e bem líquido à parte.
Teriyaki: um tipo de churrasco oriental de peixe, carne, frango, porco ou vegetais com molho de soja levemente adocicado.
Sukiyaki: mistura de macarrão, carne, ovo e vegetais em um caldo de peixe com molho de soja e saquê.
Yakitori: espetinhos grelhados com molho. Os mais comuns são de frango, carne ou cogumelos.
Sashimi: peixe cru fatiado. Pode ser de atum, salmão, linguado ou qualquer fruto do mar que tenha consistência firme o bastante para ser fatiado.
Sushi: é o tradicional bolinho de arroz com recheios ou coberturas. Eles se dividem em:
Uramaki: arroz sobre folha de alga com recheios. É aquele sushi onde o arroz fica por fora, coberto por gergelim ou outro tempero.
Norimaki: alga nori sobre arroz com recheios variados. É aquele sushi de tamanho um pouco maior onde a alga pelos norte americano.
Hossomaki: alga nori sobre arroz com um único tipo de recheio. É aquele sushi pequeno onde a alga fica por fora.
Niguiri: fatias de peixe, frutos do mar ou omelete sobre bolinho de arroz. É o sushi que tem um pedaço de peixe sobre o bolinho, com ou sem uma tira de alga para segurar a composição.
Temaki: são os populares cones feitos de arroz e recheios enrolados com alga nori.


Nenhum comentário:

Postar um comentário